segunda-feira, 5 de julho de 2010

Criação de agrupamentos verticais II


O Conselho das Escolas foi criado pelo Decreto Regulamentar 32/2007 e é formado por 60 directores eleitos por todos os presidentes de Conselho Executivo/Directores em funções no ano escolar 2006/07.

Com a fusão entre os agrupamentos de escolas básicas e de escolas secundárias sobrevive a direcção da escola secundária, regressando o director, o vice-director e os 2 directores-adjuntos do agrupamento de escolas básicas à sua função de professores.
É obvio que tal situação não agrada às direcções dos agrupamentos em vias de desaparecer e os directores que pertencem ao Conselho das Escolas estão a manifestar o seu descontentamento.

Veja-se o elucidativo diálogo entre um professor e um elemento de uma direcção em vias de desaparecer:


José Ferreira, Portugal. 03.07.2010 23:29
Não quero perder a minha gratificação

Se eu fosse director ou membro da direcção também estaria contra. Não poderia deixar de receber aquele dinheirito que me faz tanta falta. E o poder, como posso deixar de o exercer? Como posso, de um momento para o outro passar a ser um simples professor? Não, não, não!
Lembro-me do tempo em que, e só lá vão 6 anos, as escolas primárias eram geridas por um delegado. Que grande agrupamento então existia. Mais de 4000 alunos. O agrupamento era o concelho. Os directores das escolas primárias não eram gratificados. No entanto os alunos estavam verdadeiramente bem preparados. Quem se mostra contra? Os que são gratificados e se passeiam nas escolas, alguns, como seres superiores!


Francisco Xavier, Braga. 04.07.2010
RE: Não quero perder a minha gratificação

Só pode falar assim quem da matéria não entende nada. Por que razão é que as pessoas dão a sua opinião sem da matéria entender? Triste país este em que dão opiniões sem conhecimento de causa. Não está em causa a gratificação, que em muitos casos nem paga o que o trabalho que muitos directores fazem. Está em causa sim a forma como as coisas são feitas de um momento para o outro nas costas daqueles que tudo têm dado para que haja sossego educativo. E já agora, este senhor que está preocupado com as gratificações, me diga, se for capaz, se haverá algum projecto implementado pelos ministérios da educação que tenha chegado ao fim sem qualquer interrupção. Todos eles são badalados na imprensa quando implementados e quase logo de seguida acabam, porque alguma cabeça "pensadora" do ministério pensa noutras coisas. Recuso-me a ser cobaia mais uma vez dos senhores poderosos que não se cansam de pôr a educação de rastos com ideias aparvalhadas a torto e a direito. Mais uma vez a pedagogia das nossas escolas direccionadas para os nossos alunos está em causa. Pense antes de escrever.


José Ferreira, Portugal. 04.07.2010
RE: RE: Não quero perder a minha gratificação

Francisco Xavier, sei perfeitamente do que falo. Lembra-se da existência dos Giga-Agrupamentos que eram as Delegações Escolares? Geriam as escolas do ensino primário e os jardins de infância de um concelho que na grande maioria totalizavam mais de 4000 alunos. Se calhar está na gestão há meia dúzia de anos.
Relativamente a programas inacabados já tem alguma razão. Não há nenhum programa que se aguente durante dez anos. No meu entender é o tempo necessário para validar e avaliar o seu sucesso. Quanto à pedagogia direccionada para os alunos terá que me dar exemplos. Pois só dessa forma poderei dizer alguma coisa. Esse tipo de frases toda a gente escreve.


2 comentários:

  1. Olá Caríssimos leitores. Custa-me a acreditar como é que andaram nas nuvens durante tantos anos e não tenham lido nunca, nesta blogosfera, este texto que foi publicado em 2003. Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada. Abram e leiam para perceber como uns contam histórias… e outros escrevem a História antes da História. Não me contem histórias... Vejam "claramente visto" como foram enganados como o lavrador enganou o burro com a cenoura... e fiquem parados. Continuem tranquilos que ainda mais vem aí... A Autonomia vai passar a ser a nomeação dos caciques... Daqui a pouco teremos instalado o sistema soviético com Pit-buls por todo o lado. Aqueles que “cacarejarem”; colocam a própria cabeça a prémio. Depois de darem o lugar de gestor dos Hospitais aos políticos nomeados, chegou a vez de criarem os lugares com salários milionários na gestão dos MEGA AGRUPAMENTOS para os tornarem apetecíveis para os boys do partido... Duvidam? Esperem para ver (dizia isto em 2002)..

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  2. Nós já tínhamos avisado. Em 2002 escrevemos um artigo que só em 2003 viria a ser publicado. Assim, desde 2003 que existe um artigo denunciando as intencionalidades governativas... Assim, já tínhamos previsto que tal iria suceder. Os socialistas usam estas estratégias de legitimação da acção governativa, destruindo os sistemas vigentes usando estratégias semelhantes às do camponês que coloca “cenouras diante de burros” para que eles se entusiasmem e andem mais depressa... Tudo estava previsto desde 2003... O que esteve em causa foi a imposição de uma filosofia socialista que George Orwell, na sua obra “Animal Farm” (“O triunfo dos porcos”) apresenta a evolução da postura dos “Porcos” (políticos) para levar a bom porto a revolução na extinta URSS e a instalação de um “Regime Socialista”. Numa primeira fase promove-se a competência e conquista-se o entusiasmo dos professores vendendo-lhes o direito à autonomia pedagógica e administrativa, vendendo um autonomia que deveria ser desejada para melhor gerir a “quinta educativa” (escola) e depois massacram-se os professores. Desafio-vos a visitar Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada

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