sexta-feira, 9 de julho de 2010

Criação de agrupamentos verticais III


Com a unificação entre os agrupamentos de escolas básicas e de escolas secundárias já aprovada pelo Governo, as comissões administrativas que vão gerir estes agrupamentos globais (chamados verticais) entram em funções no próximo dia 1 de Agosto.

Esta união de escolas procura assegurar que os alunos façam o seu percurso escolar sem sofrerem descontinuidades, pelo que não se compreende a hostilidade das associações de pais.
Certamente estão a ser manipulados por quem não só vai perder suplementos remuneratórios mas também regressar à condição de professores, i.e. as direcções dos agrupamentos de escolas básicas.

Também o Conselho das Escolas já disse discordar dos agrupamentos verticais, à semelhança da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas.
Tal discordância é que não surpreende. Como a escolaridade obrigatória se restringia a 9 anos há, obviamente, mais agrupamentos de escolas básicas do que de escolas secundárias.

Contra esta avalanche de críticas destrutivas, a saudável ironia de um colega docente do 1º ciclo:


José Ferreira, Portugal. 09.07.2010 18:44
Confap e os directores


Vai diminuir o número de agrupamentos? Cada agrupamento tem uma associação de pais? Vai diminuir a comparticipação a directores e às respectivas associações de pais? Os professores vão continuar a leccionar? Os alunos vão continuar a ir às escolas? Vai existir um único projecto educativo?
As EB2,3 vão perder o seu quintal? Os professores das EB2,3 vão vivenciar o que já vivenciaram os professores do 1º CEB e educadores?
As escolas vão ficar desumanizadas porque os directores vão deixar de dedicar tempo aos alunos? Os departamentos vão começar a tratar unicamente do que devem? Os conselhos de disciplina também? Os professores que estão nos conselhos gerais vão ficar sem poderem reunir 3 vezes por ano? Os professores de um agrupamento alteram as suas práticas pedagógicas porque conhecem os Projectos Educativos?
Há professores que têm horas para projectos que ninguém conhece? As reuniões de pais têm uma grande afluência? A maioria dos pais que pertencem a essas associações estão somente preocupados com os seus filhos e, desta forma, podem chegar mais facilmente a quem desejam? Expliquem-me, não estou a perceber nada...


2 comentários:

  1. Olá Caríssimos leitores. Custa-me a acreditar como é que andaram nas nuvens durante tantos anos e não tenham lido nunca, nesta blogosfera, este texto que foi publicado em 2003. Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada. Abram e leiam para perceber como uns contam histórias… e outros escrevem a História antes da História. Não me contem histórias... Vejam "claramente visto" como foram enganados como o lavrador enganou o burro com a cenoura... e fiquem parados. Continuem tranquilos que ainda mais vem aí... A Autonomia vai passar a ser a nomeação dos caciques... Daqui a pouco teremos instalado o sistema soviético com Pit-buls por todo o lado. Aqueles que “cacarejarem”; colocam a própria cabeça a prémio. Depois de darem o lugar de gestor dos Hospitais aos políticos nomeados, chegou a vez de criarem os lugares com salários milionários na gestão dos MEGA AGRUPAMENTOS para os tornarem apetecíveis para os boys do partido... Duvidam? Esperem para ver (dizia isto em 2002).. Nós já tínhamos avisado. Em 2002 escrevemos um artigo que só em 2003 viria a ser publicado. Assim, desde 2003 que existe um artigo denunciando as intencionalidades governativas... Assim, já tínhamos previsto que tal iria suceder. Os socialistas usam estas estratégias de legitimação da acção governativa, destruindo os sistemas vigentes usando estratégias semelhantes às do camponês que coloca “cenouras diante de burros” para que eles se entusiasmem e andem mais depressa... Tudo estava previsto desde 2003... O que esteve em causa foi a imposição de uma filosofia socialista que George Orwell, na sua obra “Animal Farm” (“O triunfo dos porcos”) apresenta a evolução da postura dos “Porcos” (políticos) para levar a bom porto a revolução na extinta URSS e a instalação de um “Regime Socialista”. Numa primeira fase promove-se a competência e conquista-se o entusiasmo dos professores vendendo-lhes o direito à autonomia pedagógica e administrativa, vendendo um autonomia que deveria ser desejada para melhor gerir a “quinta educativa” (escola) e depois massacram-se os professores. Desafio-vos a visitar Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada

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  2. Reconheço que o colega está nas lides bloguistas há muito mais tempo do que eu, tendo previsto correctamente a aglutinação dos agrupamentos e a entrega da sua direcção aos caciques do partido socialista.

    Considerava um desperdício ir para um blogue gastar o tempo que devia reservar à preparação de aulas e formação pessoal.
    Mas o ambiente na escola degradou-se de tal forma que é preciso trocar informações com colegas de outras escolas e informar os pais e encarregados de educação sobre o que se está a passar no ensino público.
    Além de que o blogue permitiu-me divulgar textos científicos preparados para aulas e outras actividades.

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