terça-feira, 6 de julho de 2010

Plano inclinado XXXIII - Vítor Bento debate a situação económica e política de Portugal


O problema do crescimento não está a ser endereçado. Só vejo medidas no sentido da restrição, não vejo medidas no sentido da expansão.
Vítor Bento





Aconselha-se os docentes a ouvirem com muita atenção a exposição claríssima do economista Vítor Bento. E a repararem no gráfico com a dívida portuguesa e a grega, porque Durão Barroso não vai presidir à Comissão Europeia para sempre.

Lembrem-se que o trabalho docente se situa no sector não-transaccionável (excepto livros ou pintura produzidos por professores).
No final da escolaridade obrigatória o que é que os alunos sabem? Enviar mensagens de telemóvel e navegar na Internet. Quanto à língua portuguesa lêem mal e ainda escrevem pior. Arranham o Inglês. Não são capazes de compreender um problema matemático e ainda menos de o equacionar. Têm noções rudimentares de Física, Química e de Biologia. Nada sabem de Mecânica, de Electricidade ou de Electrónica.
É com estes conhecimentos que vão produzir bens transaccionáveis?

Se nos limitarmos a cumprir cegamente a burocracia imposta pelo ME, se nos preocuparmos apenas em entrar nos grupos de compadrio criados por directores incompetentes, para além do aumento de impostos do plano de austeridade, que entrou em vigor neste mês, vamos apanhar uma tremenda redução de salários.
Lembrem-se que a classe política é aprovada pelos eleitores e detém o poder de legislar, o ónus das suas politicas não cairá sobre os seus membros, vai abater-se sobre o funcionalismo público, em geral, e sobre os professores, em particular. Quando cortam 5% no lado dos vencimentos, aumentam 10% no lado de regalias a que só eles podem aceder.

É preciso ensinar os alunos a estudar e a trabalhar, é preciso que aprendam não só os reduzidíssimos conteúdos programáticos exigidos pelo ME, mas muito mais, tudo aquilo de que necessitam no mercado do trabalho. É preciso desencadear uma onda de exigência na docência para relançar a economia do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário