quarta-feira, 28 de julho de 2010

A destruição do ensino técnico profissional II


É com tristeza que se nota a ausência de cidadãos a comentar uma notícia onde mestre Américo Henriques, um especialista em relojoaria, alerta para a falta de qualidade do ensino técnico profissional, um tipo de ensino essencial, pois tem como objectivo a formação de técnicos intermédios qualificados que são indispensáveis para o crescimento da economia do país.
Mais uma vez fica claro que, se os políticos medíocres só defendem os seus interesses mesquinhos e nada se preocupam com o interesse do país, parece que a generalidade dos portugueses e o professorado, em particular, se regem pela mesma cartilha.
A única esperança é que entre a escassa meia dúzia de comentários, que uma notícia tão grave para a economia nacional suscitou, surge um de elevado nível que registamos:


Fernando Mora Ramos, Restelo/Lisboa. 28.07.2010 15:27
Mestre Américo


Felizmente nem todos neste país se passaram para o lado do conformismo e se venderam a interesses manipuladores. As declarações deste cidadão, cidadão por coragem cívica, lúcidas como são, deveriam provocar um sobressalto ético nos que nos governam e no próprio Presidente.
Quando da lógica de separação de poderes não resultam decisões justas e informadas, é porque ela não existe e, nos bastidores, poderes ocultos se sobrepõem aos democráticos. É o que estas declarações vêm de novo explicitar.
Infelizmente é uma voz a clamar no deserto, deserto que a bagunça portuguesa fertiliza. Quanto mais contradições informativas e ideológicas menos possível é escrutinar a verdade, são os tais muros, muros erguidos. E clamar no deserto acontece aos justos no meio de tanto imbróglio armado e da submissão dos poderes legais aos poderes fácticos.
Democracia? Qual? A da injustiça, a do compadrio, a da ignomínia, a dos poderosos donos dos meios mediáticos e da estratégia constante de simulação das condições de existência da própria democracia? Apesar de tudo a palavra do cidadão Américo é, no meio desta trampa geral, uma esperança e prova de que nem todos se venderam.


Sem comentários:

Enviar um comentário