sexta-feira, 23 de julho de 2010

Criação de agrupamentos verticais V


Noticia o Público, em Mais de 700 escolas do primeiro ciclo já não abrem em Setembro, que o processo de agregação de unidades orgânicas teve como resultado a criação de 84 novas unidades, com uma média de 1700 estudantes cada.
Na Direcção Regional de Educação do Centro são criados 28 novos agrupamentos, 24 na de Lisboa e Vale do Tejo, 19 no Norte, 10 no Algarve e 3 no Alentejo.

"A agregação de unidades de gestão não implica o encerramento de escolas nem o encaminhamento de alunos para outros estabelecimentos de ensino. Antes pretende adequar a rede aos 12 anos de escolaridade, para que numa unidade de gestão estejam integrados todos os níveis de ensino, sem fracturas no momento em que as crianças e jovens transitam de ciclo de ensino ou de escola", justifica o ME. E acrescenta que outro objectivo desta medida é centralizar "num único pólo" a gestão "administrativa e financeira e o próprio projecto educativo".

Esquece-se o ME de acrescentar que aproveitou o ensejo para politizar completamente as escolas, tendo eliminado os directores que não pertenciam ao rebanho socialista e enfiado nas Comissões Administrativas Provisórias mais alguns boys e girls rosas.

Seguem-se dois comentários à notícia que focam problemas ligados à reestruturação em curso da rede escolar:


Joaquim Ferreira, Braga. 23.07.2010 11:44
Incrível...
Vivemos no tempo da politização das Escolas. Domesticar os alunos. Retirar as crianças do enquadramento familiar, do sítio onde criam laços é meio caminho para a anomia, para a destruição dos laços familiares e imposição do socialismo.
Só com o combate aos incêndios, a desertificação do interior já custa muito cara ao país. Mas o Governo lá sabe de quem são os helicópteros... Os amigos do partido têm que ter uma nova oportunidade...
Temos o dever de denunciar... Por isso visite o blogue "Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa!" e os textos que nele se inscrevem. Em "Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada" temos o processo de destruição das Escolas Portuguesas... Toda a evolução que se passou desde 2003 estava prevista.
Pouco a pouco se foram destruindo as unidades orgânicas até se chegar ao que se pretende: nomear os directores entre os caciques do partido. Já faltou mais. Os MEGA-agrupamentos que prevíamos estão agora transformados em HIPER-Agrupamentos. Os salários dos seus gestores começam a ser cobiçados. E lá se foi a gestão democrática inventada pelos Socialistas para eliminar as Delegações Escolares...



Rui Carlos, Castelo Branco. 23.07.2010 12:51
ERRADO!
Caros comentadores, experimentem saber a opinião de quem já sofreu com o fechar da escola e a concentração dos alunos todos numa escola mais distante. Não tem nada de negativo, passa-se de uma escola sem condições com 3 a 10 alunos para escolas modernas, com cantina, ATL, transporte. Isto é muito importante para a interacção e crescimento das crianças. Não fogem dos laços familiares porque os pais estão no trabalho, ganham sim mais contacto com outras crianças, ajudando ao desenvolvimento das mesmas. Não vejam só pontos negativos no país onde vivem.
Aprendam com os espanhóis. Quem já lá viveu pode dizer que são um país bem mais atrasado que o nosso, só que têm uma grande diferença: têm um ego do tamanho do mundo, acham-se os maiores e os melhores. Pesquisem na Internet pelas localidades que já tiveram esta reeestruturação na educação e vejam a opinião deles.



(Este comentário contém um lapso: as escolas encerradas podem ter 20 alunos)

1 comentário:

  1. Meu caro Rui Carlos, Castelo Branco. Gostaria de lhe dizer que trabalho em Espanha. Conheço por dentro essa realidade que diz ser "um país bem mais atrasado que o nosso". E se realmente soubesse do que fala, nenhuma das linhas que escreveu estaria aqui. Não faça o frete a quem destrói o interior do país. Fizeram as auto-estradas mas agora retiram-lhes os centros de saúde e escolares. Há concelhos do distrito de Bragança que só têm uma escola. Mas as freguesias não se agrupam. Não acha que as pessoas que vivem em aldeias recônditas poderiam ser também mais felizes se viessem também viver durante o dia apra os centros urbanos? Ou será que são as pessoas que devem decidir se são ou não mais felizes no meio da confusão? Aliás, se fecham as escolas com menos de 21 alunos (e não 3 ou 10 como refere porque isso, sim, em Espanha também fecharam!) pergunto: Por que motivo continuam a funcionar Juntas de Freguesia com meia dúzia de eleitores? Não seria prioritário agrupar administrativamente o país? Ao contrário, os socialistas andaram no final da década de 90 a criar mais concelhos e agora agrupam escolas?

    Depois fala de "escolas modernas, com cantina, ATL". Ó meu caro, Se fosse minimamente honesto, não referiria o transporte porque hoje "andar de popó" não é propriamente novidade para nenhuma criança. E ter de se levantar mais cedo 2 horas e chegar a casa mais tarde duas horas que o anterior, não sei se é assim tão bom. E fala de ATL? Os meus filhos, no centro de uma cidade, não foram para ATL e são felizes. A minha filha acabou o secundário com 19,9 valores de média final? Vai dizer-me que lhe faz falta um ATL e transporte? Santa paciência...
    A sua falha não fica por aqui. Em Braga, andaram a gastar milhões em obras fazendo melhorias arquitectónicos de alto relevo em escolas primárias (perdoe-me mas é assim que lhes vou chamar pois é o que nelas está inscrito desde o tempo da outra senhora, tal como em França existem ainda as "École des garçons" e as "École des filles") para passados dois anos os seus 50 alunos serem deslocados para outra escola.
    Autonomia Conquistada Vs Autonomia Enquistada.

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