sexta-feira, 16 de abril de 2010

Erupção vulcânica no Eyjafjallajökull - II



A erupção do vulcão do Eyjafjallajökull, localizado no extremo sul da Islândia, que teve início em 21 de Março de 2010, recrudesceu na madrugada de 14 de Abril.
Agora a erupção ocorreu através da cratera principal no centro do glaciar, provocando inundações devido à fusão do gelo.


Durante uma erupção vulcânica, grandes quantidades de cinzas e gases, principalmente dióxido de enxofre (SO2), são lançadas na troposfera média e superior em concentrações invulgarmente elevadas.

Desde que a erupção recomeçou na quarta-feira, foram expelidas cinzas até à altitude de 10 km.
Ora nesta época o Atlântico Norte está quase completamente coberto de nuvens. À mistura inicial de cinzas vulcânicas com partículas de gelo das nuvens seguiu-se a formação de uma nuvem de cinzas vulcânicas, acima do tecto de nuvens.

Nuvem de cinzas vulcânicas sobre o glaciar Eyjafjalla


Fortes ventos de noroeste empurraram esta nuvem para o norte da Europa.
O Instituto de Meteorologia Islandês, usando dados do satélite Meteosat-9 da EUMETSAT, produziu uma sequência de imagens de satélite onde se vê a nuvem de cinzas vulcânicas provenientes do Eyjafjallajökull a alcançar a costa da Noruega na quinta-feira 15 de Abril, continuando a mover-se para sudeste na direcção do Mar do Norte.
Inicialmente a nuvem apresenta cor preta, devido às partículas de gelo que disfarçam as cinzas mostradas a amarelo-laranja. Mas à medida que a nuvem avança para leste adquire um tom avermelhado, indicando já claramente a presença de cinzas vulcânicas.

Como as cinzas vulcânicas expelidas para a atmostera podem danificar as turbinas dos aviões, as rotas aéreas têm de evitar estas áreas, o que está a ter um impacto dramático no tráfego aéreo europeu e transatlântico.

A nuvem de cinzas vulcânicas, que já se estende desde o Reino Unido até à Finlândia, está a avançar, à velocidade de 25 km/h, para a Rússia e Europa Central, sendo monitorizada continuamente pelo satélite geoestacionário Meteosat-9 da EUMETSAT:




2010.04.15 19:30 a 2010.04.16 06:45 UTC


Sem comentários:

Enviar um comentário