terça-feira, 27 de abril de 2010

A S&P desce o rating do país para A-



A agência de notação financeira Standard & Poor's baixou hoje dois níveis o rating de Portugal, de A+ para A-. É a segunda pior classificação de risco da Zona Euro, só superando a da Grécia.
Segundo a agência, a revisão em baixa justifica-se porque "o potencial de crescimento económico irá provavelmente permanecer fraco, limitado pela reduzida competitividade internacional, baixos ganhos de produtividade, estagnação do investimento e queda do crédito a nível doméstico, dada o elevado nível de endividamento do sector privado".

O rating é uma classificação da capacidade de uma determinada entidade – neste caso, o Governo português - cumprir as obrigações financeiras assumidas, i.e. é uma avaliação do seu risco de falência.
Além da Standard & Poor's existem mais duas agências de rating - a Fitch e a Moody's - todas norte-americanas.

Isto significa que a taxa de juro dos empréstimos externos, contraídos pelo Governo para cobrir a dívida pública do país, vai subir ainda mais.

A S&P também desceu a classificação da dívida soberana da Grécia, neste caso em três níveis: passou para BBB+, um nível classificado como junk (lixo).

Os cinco bancos portugueses com notação financeira sofreram igualmente cortes na classificação. A Caixa Geral de Depósitos dois níveis, de A+ para A-, o Banco BPI e BES um nível, de A para A-.
O Santander desceu dois níveis, de AA- para A, continuando a apresentar um rating superior ao de Portugal por ser detido a 100% pelo banco espanhol Santander que tem classificação AA.
Difícil é a situação do BCP cujo rating desceu um nível, mas de A- para BBB+.

Sem comentários:

Enviar um comentário