sábado, 19 de junho de 2010

O ano da morte de José Saramago II - Autobiografia


(...)
Fui um bom aluno na escola primária: na segunda classe escrevia sem erros ortográficos e fiz a terceira e quarta classes num único ano. Então entrei para o liceu, onde permaneci durante dois anos, com excelentes classificações no primeiro ano, não tão boas no segundo, mas fui muito acarinhado por colegas e professores, sendo mesmo eleito (tinha então 12 anos...) tesoureiro da Associação de Estudantes... Entretanto os meus pais chegaram à conclusão que, por falta de recursos, não poderiam manter-me no liceu. A única alternativa era ir para uma escola técnica. E assim foi: durante cinco anos aprendi a ser serralheiro mecânico. Mas, surpreendentemente, o currículo nessa altura, embora tecnicamente orientado, como é óbvio, incluía, além do Francês, temas de literatura. Como não tinha livros em casa (só teria os meus livros, comprados por mim, embora com dinheiro emprestado por um amigo, quando tinha 19 anos) os manuais de Português, com seu carácter "antológico”, abriram-me as portas da fruição literária: ainda hoje posso recitar poesias aprendidas naquela época distante. Depois de terminar o curso, trabalhei durante dois anos como mecânico numa oficina de reparação automóvel. Por essa altura já tinha começado a frequentar, no horário de abertura nocturna, uma biblioteca pública em Lisboa. E foi aí, sem ajuda ou orientação, excepto a curiosidade e a vontade de aprender, que o meu gosto pela leitura se desenvolveu e foi refinado.
(...)
in José Saramago, Autobiografia.



"Uma viagem ao ensino em 1929/1940", podia também ser o título, ou:
"Quando a elevada qualidade do ensino permitia a mobilidade social aos alunos pobres mas talentosos"


Sem comentários:

Enviar um comentário