segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tempestade na ilha da Madeira II



Desflorestação e construção em linhas de água acarretam graves prejuízos materiais e perdas de vidas humanas, como os madeirenses acabam de aprender em sofrimento.
Para que uma tal tragédia não se repita, merece alguma reflexão duas opiniões transcritas do Público.

A primeira, do geógrafo e antigo vereador do ambiente da Câmara Municipal do Funchal, Raimundo Quintal, considera que esta tragédia era "expectável". E acrescenta:

" Não é altura de procurar razões ou responsáveis. O que aconteceu, aconteceu e não há dúvidas de que era expectável, embora com uma cumplicidade alargada, pois choveu imenso, do mar à serra.
(...) [O] que vi hoje e sábado, infelizmente, leva-me a temer que o número de mortos vai subir muito e o apelo que faço é que todos sejamos capazes de ter ânimo para recuperar esta nossa linda cidade e ilha, que têm uma paisagem soberba mas em que, por vezes, a Natureza se enraivece.
"

O geógrafo e especialista em questões ambientais, que na década de 90 iniciou um plano de reflorestação das serras funchalenses, com a criação do Parque Ecológico do Funchal, concluiu:

" Espero que todos saibamos aprender com os erros cometidos. "


A segunda é um comentário de quem conhece profundamente as linhas de água no concelho do Funchal:


EGP, FX. 21.02.2010 22:12

Grandes Males, pequenos remédios (1)

Muito do que aconteceu tinha sido anunciado! Deixemos isso para depois... Por agora, pensemos o que fazer... Para remediar um pouco do que foi feito...

A ideia principal tem de ser a libertação das linhas de água: ribeiras e ribeiros! Não escondam as ribeiras nem os ribeiros...

Foz da Ribeira de S. João: A ribeira tem de ficar descoberta! Rebentemos com tudo o que cobre a ribeira e estude-se a melhor maneira de substituir a Rotunda do Infante.
Foz das Ribeiras de Santa Luzia e de João Gomes: Destrua-se as pontes da Praça da Autonomia e a própria Praça...
Na foz das três Ribeiras referidas, construam-se pontes mais elevadas (em arco) devidamente enquadradas na paisagem (difícil, mas...).... A Avenida do Mar tem de permitir o escoamento da água das Ribeiras...

EGP, FX. 21.02.2010 22:20

Grandes Males, pequenos remédios (2)

Outra questão tem a ver com os pequenos ribeiros... São tão pequenos, os ribeiros... Resolveram escondê-los... Vejam o que aconteceu...

O Ribeirinho da Pena, O Ribeiro da Rua do Comboio, da Rua do Pombal/Til, da Nora... Respeitemos os pequenos ribeiros, quando não chove... A ver se eles nos respeitam em dias de chuva intensa!

Tem de haver uma discussão muito séria sobre o que aconteceu, o que foi feito de mal na ocupação do solo e, muito importante, que soluções para os problemas... Vai tornar a chover muito, garanto!



1 comentário: