sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Displax Multitouch Technology



A tecnologia multitoque Displax transforma qualquer material não-condutor numa superfície interactiva pelo toque.

Consiste numa rede de nanofios embutida numa película de polímero transparente e mais fina que uma folha de papel. Pode aplicar-se sobre uma enorme variedade de superfícies planas ou curvas de vidro, plástico ou madeira.

Permite detectar 16 dedos simultaneamente em ecrãs até 50 polegadas. Quando se toca com um dedo no ecrã, ou se sopra sobre a superfície, cria-se uma pequena perturbação eléctrica que é detectada permitindo ao microprocessador do controlador identificar o movimento ou a direcção do fluxo de ar.




Com dimensões entre 35 cm e 3 m de diâmetro, a espessura de 100 mícron e peso até 300 g vai converter vitrinas em superfícies sensíveis ao toque, permitindo a criação de painéis de informação ou o desenvolvimento de interfaces inovadoras para a indústria de telecomunicações, farmacêutica e também na banca e museus.

Esta tecnologia foi desenvolvida pela empresa portuguesa Edigma, com sede em Braga, e apresentada esta semana na feira Integrated Systems Europe dedicada a profissionais das áreas dos audiovisuais e integradores de sistemas electrónicos.

1 comentário: