quinta-feira, 25 de março de 2010

Plano inclinado XVIII - Actividade Empresarial em Portugal






Acertadas estas palavras do Engenheiro Henrique Neto, a merecerem relevo:


"De todos os problemas que a Educação em Portugal tem, há um factor absolutamente determinante que é a cultura científica.
Não é possível adoptar novas tecnologias, não é possível as empresas modernizarem-se com quadros opinativos.
(…) Não calculam o que é ter uma empresa, meia dúzia de engenheiros e cada vez que há um problema [darem uma opinião], em vez de definirem, numa página, qual é o problema, qual é a causa e qual é a solução. Em qualquer cultura, qualquer pessoa que é engenheiro sabe que tem de fazer isto.
Se reunirem meia dúzia de engenheiros à volta de uma mesa são seis opiniões, nenhuma delas cientificamente fundamentada. A sociedade portuguesa não é científica, não tende a valorizar os números, os dados, a ciência.

(…) As universidades devem procurar a verdade, o rigor, a exactidão. Temos um governo que faz a política de dar números falsos, errados. (…) Os empresários não têm informação credível.

Como é que é possível numa Europa, num Mundo de elevada competência, com pessoas nas empresas e também nos estados que estão no topo das carreiras universitárias, ou políticas, ou empresarias, [sobrevivermos] com os aprendizes de feiticeiro que existem no nosso país.
"


Sem comentários:

Enviar um comentário