segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mudar o Ensino - I


De Nuno Crato espera-se que planeie e implemente uma nova política educativa, corrigindo 37 anos de persistência em erros educativos que mediocrizaram a formação da juventude e conduziram o País à estagnação económica.
Aqui fica uma proposta de docente em fim de vida profissional.

Universo: segundo dados apresentados, em Fevereiro de 2011, pela ministra da Educação e pelos secretários de Estado aos directores dos agrupamentos existem

104 106
34 361


professores do quadro
professores contratados


e 90% do orçamento do ministério da Educação é gasto em vencimentos dos docentes e restantes funcionários.


1. Reorganização dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Encerramento de todos os serviços do ministério da Educação, com o regresso dos professores às respectivas escolas e a distribuição dos funcionários administrativos pelas secretarias dos vários estabelecimentos de ensino, excepto:
  • Gabinete de Avaliação — com as funções de produzir os programas e as provas de exames nacionais de todas as disciplinas, bem como as provas de avaliação de conhecimentos de acesso às carreiras docente, de director de agrupamento de escolas, de inspector com funções administrativas e de inspector com funções avaliativas, sua realização e correcção.
  • Gabinete de Recursos humanos — com as funções de realizar os concursos trienais de colocação de docentes, de directores de agrupamento e de inspectores.
  • Gabinete Jurídico — com a função de elaboração da legislação.
  • Parque Escolar — com as funções de manutenção dos edifícios escolares, aquisição de equipamento e de produtos consumíveis para todos os estabelecimentos escolares.
Encerramento de todos os serviços das cinco Direcções Regionais de Educação, com o regresso dos professores às respectivas escolas e a distribuição dos funcionários administrativos pelas secretarias dos vários estabelecimentos de ensino, excepto:
  • Inspecção Geral do Ensino — com as funções de inspecção administrativa e de inspecção avaliativa.


2. Organização do sistema educativo

Propõe-se a seguinte organização:

________________________________
Organização do sistema educativo
________________________________
Educação pré-escolar
________________________________
Educação escolar








________________________________

_____________
Nível de ensino
_____________

_____________
Básico
_____________
Secundário


_____________
Superior


_____________

___________
Divisões
___________

___________

___________
1º ciclo
2º ciclo
3º ciclo
___________
1º ciclo
2º ciclo
3º ciclo
___________

___________
Duração
___________

___________
4 anos
___________
2 anos
3 anos
3 anos
___________
3 anos
2 anos
4 anos
___________

Depois de realizarem as provas de exame do final do ensino Básico, cuja classificação pesará 30% na classificação final, os alunos seguirão para o ensino Secundário, pela via científico-humanística ou pela via profissionalizante conforme a classificação final obtida.
As classificações das provas de exame no fim de cada ciclo do ensino Secundário terão os pesos de 40, 50 e 70% na classificação final.


3. Reorganização curricular

Propõe-se a eliminação das áreas curriculares não disciplinares seguintes:
  • Área de projecto
  • Estudo acompanhado (excepto para alunos com dificuldades de aprendizagem)
  • Formação cívica.
E o aumento da carga horária semanal das seguintes disciplinas:
  • Português
  • Matemática
  • Físico-Química
  • Ciências Naturais


4. Reestruturação dos grupos de recrutamento em departamentos

Propõe-se a diminuição do número de grupos de recrutamento, podendo os docentes permanecer nos grupos a extinguir até à sua aposentação ou solicitar a sua inclusão num grupo para o qual tenham habilitação académica.

______________________________________
Grupos de recrutamento
______________________________________
100 — Educação Pré-Escolar
______________________________________
110 — Ensino Básico
______________________________________
200 — Português e Estudos Sociais/História
(a extinguir)
210 — Português e Francês (a extinguir)
220 — Português e Inglês (a extinguir)
300 — Português
310 — Latim e Grego
320 — Francês
330 — Inglês
340 — Alemão
350 — Espanhol
290 — Educação Moral e Religiosa Católica
400 — História
410 — Filosofia
420 — Geografia
430 — Economia e Contabilidade
530 — Educação Tecnológica (abrange
exclusivamente os docentes que foram
recrutados para 12.º grupo C—Secretariado)
______________________________________
230 — Matemática e Ciências da Natureza
(a extinguir)
500 — Matemática
510 — Física e Química
520 — Biologia e Geologia
530 — Educação Tecnológica (abrange
exclusivamente os docentes que foram
recrutados para os seguintes grupos de
docência:
2.º grupo—Mecanotecnia
3.º grupo—Construção Civil
12.º grupo A—Mecanotecnia
12.º grupo B—Electrotecnia)
540 — Electrotecnia
550 — Informática
560 — Ciências Agro-Pecuárias
______________________________________
240 — Educação Visual Tecnológica
(a extinguir)
250 — Educação Musical (a extinguir)
260 — Educação Física (a extinguir)
530 — Educação Tecnológica (abrange
todos os docentes recrutados para os
grupos de docência não incluídos nos
Departamentos de Línguas e Ciências Sociais
ou de Matemática e Ciências Experimentais)
600 — Artes Visuais
610 — Música
620 — Educação Física
910 — Educação Especial 1
920 — Educação Especial 2
930 — Educação Especial 3
______________________________________

________________________________
Departamentos
________________________________
Educação Pré-Escolar
________________________________
Ensino Básico
________________________________
Línguas e Ciências Sociais

















_________________________________
Matemática e Ciências Experimentais















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Expressões














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5. Avaliação do desempenho docente

Cada ciclo de avaliação dura três anos e os docentes são avaliados por observação de três aulas, por inspectores do grupo de recrutamento, de acordo com os seguintes parâmetros:
  • rigor científico
  • clareza da exposição
  • esclarecimento de dúvidas
podendo o docente recorrer para um júri de avaliação constituído por professores da área de leccionação das universidades públicas, sendo a classificação da Inspecção Geral do Ensino substituída pela classificação deste júri, mesmo que seja inferior.


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