Às 06:51 (GMT+2:00) do dia 7 de Julho, o Solar Impulse HB-SIA, movido a energia solar, descolou da base aérea de Payerne pilotado por André Borscherg.
Cerca das 16:40, o protótipo atingiu a altitude de 8,7 km. Durante esta longa ascensão, os 12 mil painéis solares que recobrem as suas asas carregaram os 400 kg de baterias de iões de lítio. O protótipo estava pronto para começar a sua jornada através da noite!
Iniciou-se então uma descida lenta até às 23:00, que o trouxe para uma altitude de 1,5 km. A partir desse momento, a energia armazenada nas baterias manteve-o no ar até hoje de manhã. Aterrou às 9:00.
Andre Borschberg conduz o Solar Impulse na primeira tentativa de voo nocturno.
Fotografia:Dominic Favre/Reuters.
"Durante todo o voo, estive sentado a observar o nível de carga da bateria a subir, a subir! Estar sentado num avião que produz mais energia do que consome é uma sensação fantástica", disse André Borschberg.
"Este é um momento simbólico: voar de noite usando apenas a energia solar é uma espantosa manifestação do potencial que as tecnologias limpas oferecem actualmente para reduzir a dependência da nossa sociedade em relação aos combustíveis fósseis!", acrescentou Bertrand Piccard, presidente do Solar Impulse.
"Foi o voo mais incrível da minha carreira. Voei 26 horas sem gastar combustível (fóssil) nem fazer poluição", afirmou Borschberg, ao aterrar.
O próximo desafio é um voo transatlântico planeado para 2013.
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