terça-feira, 10 de novembro de 2009

Expectativa III


Confiados, os dois maiores sindicatos de professores -- Fenprof e FNE -- mantêm sólidas as suas convicções.
Grande contenção da parte da senhora ministra Isabel Alçada. E grande contensão será precisa para surgirem resultados.





Os professores devem ser avaliados por mérito, como estipula o Estatuto da Carreira Docente, não podem ser avaliados por colegas que, embora pertencendo ao mesmo grupo de recrutamento, têm formação científica noutra área.

Deve ser estimulada a criação de ligações entre os agrupamentos de escolas/escolas secundárias e as universidades públicas.
E. g. os docentes podem ser incentivados a frequentar acções de formação nos centros de formação dessas universidades (o do IST tem fila de espera).
Ou a frequentar, em cada módulo de avaliação, no tempo reservado à componente não lectiva, disciplinas (uma, pelo menos) de um mestrado na área que leccionam (e não em Psicologia, Ciências da Educação, Sociologia ou em qualquer ramo de Ciências Sociais, a área com a maior taxa de licenciados desempregados), numa das universidades públicas.

E as suas aulas podem ser observadas e avaliadas por esses professores universitários, i.e. preconiza-se uma avaliação externa, não burocrática e feita por avaliadores que não competem com eles na carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário